Monday, December 17, 2007

E AGORA, JOSÉ?? Maio de 2007

Não adianta nem tentar negar, a musica tem um lugar central na minha vida. Minha memória deixa escapar sempre citações com frases de musicas que estão lá registradas, algumas delas, há décadas!!
Neste exato instante, querendo apenas iniciar algumas linhas sobre FUTEBOL, e o que espirra como título? Um melodramatico E Agora, José? Pior que é exatamente isto que quero dizer, e a mim mesmo!
E agora, que acabo de concluir que eu sou incrivelmente supersticioso, como fica minha auto-estima? Mas deixa eu contar então o que aconteceu na ultima quarta-feira, 23 de maio. Na verdade o que realmente conta, aconteceu mesmo no Estádio da Vila Belmiro em Santos. Mas me assustou o que aconteceu no meu quarto, no Hotel Express em Porto Alegre. Ainda estava tentando me descongelar, depois de uma dia inteiro abaixo de 10 graus trabalhando na cidade de Pelotas, e o jogo começa mal pro meu Santos FC, depois de uma bobeira no meio de campo, e ainda massacrando a defesa do América do México, tomamos um gol contra! E, pior ainda, é que foi o primeiro chute deles a gol!
A partir daí tive dificuldade em controlar a ansiedade, não sabia o que esperar daquela partida. Certamente não foi por falta de prática como fiel sofredor....... Durante vários anos, assiti ao meu time na TV, geralmente no meio de semana a noite, e me acostumei a bons desempenhos, (geralmente com maus resultados) mesmo quando não ganhava titulos, geralmente me alegrava muito ver a luta, a busca pela superação e a maioria das vezes o bom toque de bola, uma certa qualidade que me aprazia muito assitir.
Mas nos ultimos 4 ou 5 anos, com as recentes conquistas do meu Santos FC, acrescentei algo de novo na forma de torcer, trazendo mais emoção ainda!! Eu sempre me sentia no gostoso dever de apoiar meu time, ainda que não no campo, mas tentando, dali, distante, em frente a fria tela de TV, passar energia positiva para nossos jogadores!1
Como se isto fosse realmente possivel?!?! Grande bobagem, mas como futebol é muito mais passional que racional, tudo bem. Vamos aceitar como um lazer barato para não ficar muito dificil de entender!!
Mas voltando ao jogo, o América do México, com o time B, e com apenas 3 jogadores no banco de reservas, deu um único chute a gol, e por volta dos 30 e poucos minutos do primeiro tempo, toma a frente do placar, e nos tira a tênue vantagem de não haver tomado gol no primeiro jogo no Estadio Asteca! A coisa estava ficando acima do que eu podia aguentar! Nosso time completo, e armado com 2 zagueiros, versão mais ofensiva possivel dentro do atual plantel, não dava pra pensar em sequer empatar com os mexicanos dentro da Vila.
No inicio do segundo tempo, vacilei um pouco em voltar para o jogo, fiquei zapeando pelos canais pra tentar acalmar o nervosismo.
E lá pelas tantas, não aguentei, e me vi protagonizando uma cena hilária: com o controle da TV na mão, pedi desculpas ao meu time, dizendo que era para o bem deles, ia deixá-los sózinhos um pouco e mudei para uma entrevista linda com o imortal Mário Lago. Fiquei lá, meio extasiado com a fala do Mestre me acalmando um pouco, deixei o tempo correr um pouco e voltei pra Globo pra dar uma espiada, e surpresa: 1 x 1 !! O narrador meio metálico da Globo tentando vender seu peixe: Um gol pra incendiar o jogo!! Nem me dei conta de quem marcou, nem o tempo da partida, mas rindo sózinho voltei para o Mestre Mário Lago, agora desfiando histórias suas de resistencia politica, do passado de lutas, prisões arbitrárias, sua superioridade humana se impondo em delegacias, sempre humilde, mas sarcástico irritando ¨otoridades¨ da ditadura!! E foi assim, num ponto da partida, talvez ainda faltasse uns 10, 12 minutos para acabar, agora com a alma transbordando o poeta Mario, que me arrisquei de novo, de controle em punho, ordenei: Vila Belmiro!!
Inexplicável dos inexplicaveis, (para assombrar até o Sobrenatural de Almeida, como diria o famoso jornalista) 2 x 1 para o Santos, gol da garra de uma guerreiro que raramente marca, mas arma e desarma como poucos: Rodrigo Souto, de cabeça num cruzamento cadenciado da esquerda, nem me lembro direito se do Super Zé Roberto, ou se do Super Kleber. Mas foi a festa de uma torcida na Vila que nunca desistiu, e minha, que quase não resisto ao nervosismo e tive que me isolar em outra arte, a vida poetica e a musica do Poeta Mario Lago !!
E agora, José? Uma nova superstição surgindo no horizonte? Deixar meu time de lado que ele se vire sózinho? Aliás, já tinha uma outra teoria deste tipo a respeito dos jogos do Santos FC aos domingos........ Ou seja, sempre que o dever religioso me forçava a não ver o jogo, eu confiava cegamente que seria recompensado com um vitória do Santos !!! Tremenda bobagem!! Mas que neste domingo deu certo. Tive que sair para fazer algumas visitas a familias da Igreja e perdi o primeiro tempo de Atlético PR x Santos, em Curitiba, com o Atlético até então liderando o campeonato e o meu Santos em último. Pois não é que quando liguei a TV, (na Band, claro, afinal a Globo só quando não existe alternativa), e vejo lá: Santos 1 x 0 !! E foi assim até o fim, um golzinho solitário, com meio time reserva, mas competitivo como só o Luxemburgo sabe fazer um time ser!
E marcamos nossos 3 primeiros pontos no Campeonato.