Sunday, January 25, 2009

Das consequencias da partidarização da administração publica

Das consequencias da partidarização da administração publica

Hoje eu estava lendo um texto indignado do site do Partido Federalista, onde o articulista apontava mais um erro da cúpula lulista. Numa análise bem feita, ele espinafrava o lulismo diante da recente acolhida em nosso território de um delinquente, assassino, segundo os tribunais italianos. Mas eu acho que consigo entender, sem concordar, por óbvio, esta e algumas outras atitudes do nosso atual governo nacional.
O Partido Federalista costumeiramente atribue os “erros” do governo lulista ao centralismo execessivo, principalmente porque este enfoque favorece ao ideário federalista. Ao qual, diga-se, sou simpatizante desde o primeiro contato. Mas isto não me impede de discordar, aliás, acho que até pesa mais a minha, do que a discordancia sistemática de adversários....
Ao comparar este caso com algumas posições históricas, ao longo do últimos dois séculos principalmente, da politica externa brasileira, afirma o articulista federalista que o Governo Lula está entrando em contradição. ! Pois a mim me parece que o governo lulista pode ser taxado de tudo, menos de incoerente. Em tudo os vejo agindo com coerencia em relação ao que sempre apregoaram nas ultimas duas décadas. A minha única surpresa com eles (mas não decepção) foi quando da nomeação de um tucano pró-mercado para presidir o Banco Central. Mas também a explicação foi rápida e clarissima: eles queriam manter o que o governo anterior havia conseguido de melhor, a estabilidade monetária e o sepultamento da recorrente inflação galopante. Mas também ficou clarissimo, que mesmo malhando desde sempre o neoliberalismo, assumiram em proveito próprio os beneficios da estabilidade criada no tucanato.
Agora, quanto as críticas à condução da politica internacional brasileira, erroneamente endeusada nas ultima décadas, tanto por destros quanto por sinistros, acho que mais uma vez é preciso reconhecer a coerencia do staff lulista. O ministro Genro, em cujo curriculo sempre vai constar o sucateamento urbano de Porto Alegre, alías, em parceria tétrica com outros petitas um pouco mais arrogantes e ignorantes, neste caso, agiu com coerencia ao ideário partidário petista. Se o povo os elegeu, não há muito do que reclamar, pois sabia-se de antemão como eles pensam em relação a Fidel, a Cuba, ao capitalismo euro-americano. Estranho seria imaginar o Lula afrontando corajosamente o regime castrista, e dando guarida humanista aos dois jovens boxeadores, deslumbrados com futuros contratos em euros para lutar e viver na Alemanha!! Tinha mais é que manda-los de volta mesmo, de preferencia direto para os canaviais de onde um dia saíram por méritos esportivos. Os mesmos méritos que Cuba ainda não quer conceder a nenhum de seus filhos, e que o lulismo legitimou desta maneira.
É claro que é absolutamente errado, e contrário aos bons costumes democráticos o que se fez, mas quem disse que a democracia e a justiça tem prioridade sobre os interesses partidários na cabeça deste governo?
Já no caso deste italiano, quem disse que precisamos reconhecer as instituições italianas como legitimamente democraticas? E, porque haveríamos de aceitar decisões soberanas da Justiça italiana? Não somos pró-ocidente afinal, oras.
Quando o povo votou no Lula sabia muito bem disto. Ou seja, que ele queria o que os regimes democráticos ocidentais podiam oferecer de melhor: o mercado. Mas de preferencia sem compromissos ideológicos, sem alinhamentos, nem comerciais, sem essa de defender valores democráticos.
Aliás, acima falei de uma possivel coragem lulista, e absolutamente isto ele não tem mesmo. Veja-se os casos do gás boliviano, das afrontas e quebras de contratos dos atuais dirigentes indigenas da Bolivia. O mesmo pode-se dizer do clérigo governante paraguaio. Elegeu-se sob a bandeira do nacionalismo e da nacionalização de Itaipu, e ainda poderá dar muito trabalho aos nossos bolsos, pobres consumidores brasileiros. O Lula deve ter assumido as culpas de todas as mazelas do colonialismo, e esta querendo oferecer reparos ao nossos vizinhos!!!!
Pena que ele se esqueceu de aprender a história por completo, e assim deixou de perceber que os beneficiáriois da exploração extrativista criminosa e predatória ocorrida na América do Sul não fomos nós, (brasileiros, classe média, pobres, imigrantes de poucas gerações parcos recursos) e sim as elites européias, ingleses principalmente.
E agora quer nos fazer pagar mais esta conta!! Oras, faça-me o favor!
E, vergonha das vergonhas, Lula submetendo-se passivamente ao totalitárismo chavista, que tenta a hegemonia sub-continental, forçando petrodolares que faltam no combate a pobreza e miséria venezuelanas, goela abaixo de grupelhos situados abaixo da linha do equador.. E tudo isto sempre em nome de idéias e elevados ideais bolivarianos....
Bem, calculando por alto a quantos estarei convencendo com este texto, convido-os a se unirem a mim. Vamos tentar lotar um Celta, e levar nosso protesto direto a fonte!
Mas antes, me informem onde seria esta fonte! Onde nos ouviriam?!!