Friday, February 12, 2010

Casillas vê seleção brasileira abaixo da espanhola

Bem, esta não é a primeira vez que um goleiro europeu faz este tipo de comentários. Bufon , na ultima Copa das Confederações, e antes dele, Khan, arqueiro da Alemanha na Copa de 2006 tambem tambem tiveram seus dias de comentarista-torcedor-futurologo!! E, se deram mal, como vou expor mais a frente. Mas neste caso do Casillas, (um goleiro muito abaixo do “grupo” do Real Madrid, já que ele valoriza tanto o peso do grupo) existem tantas ressalvas, que vale a apena o registro para reflexão .....
"Nem o Brasil tem uma equipe como a Espanha. Somos um grupo muito bem formado e não há muitos como esse. Nem Brasil, nem Argentina, , nem Itália e nem França. Talvez a Inglaterra", disse ele a uma agencia européia de notícias.
Onde ele poderia ter alguma razão, aparece logo de cara o seu primeiro equívoco. Que a Espaha tenha um grupo “bem formado” não resta dúvida, afinal só se chega a campeão da Euro com alguma coisa de bom, e no caso deles foi exclusivamente o grupo. Não houve destaques individuais, apenas jogadores esforçados e medianos. Craques, como Fabergas, Fernando Torres, não brilham na Furia, como brilham em seus clubes. Aliás, uma evidencia nitida desta falta de talentos é o sucesso que fez o Marcos Sena, que no Brasil dificilmente chegaria a seleção, mesmo sendo muito competente e esforçado, mas de resultados modestissimos em nossa terra.
Ora,o mesmo raciocinio se aplica a nossa seleção atual. Infelizmente. Na gestão do Carlos Caetano Verri, o Dunga, raramente o time triunfou pelo brilho dos talentos que tem. E os tem de sobra. As conquistas do Dunga (obtidas em cima de times questionáveis,como EUA na Copa das Confederações, ou os hermanos na Copa América, etc) foram basicamente sustentadas mais por uma formação de grupo, que por destaques individuais. Portanto esta afirmação do Casillas, demonstra que ele desconhece a realidade da atual seleção brasileira.
Para desespero dos torcedores brasileiros que gostam de futebol purista, futebol-arte, é duro ter que engolir o Dunga e seus 6 volantes por partida... Mas foi assim que ele matou a Argentina na Copa América. Alguém poderia avisar o Casillas.
E como ele está enganado! Se ele se referisse ao Chile, ou Paraguai,que surpreenderam nas Eliminatórias Sul Americanas, estaria coberto de razão... Afinal nenhum dos 2 tem camisa para encarar uma seleção européia de peso.
Mas, a Argentina? A Argentina bem motivada, com o Maradona sóbrio, dará uma lição aos espanhóis que ele nem imagina... Pra não dizer o mesmo do Brasil, vai ser uma lavada!
Tanto o latinissimo Buffon, quanto o geladérimo gerrmanico Khan aprenderam suas lições! E foram lições doídas, para ambos!! O orgulhoso campeão mundial Buffon teve que se curvar a uma seleção brasileira mediana, sem brilho, mas forte o suficiente para derrotá-los com incrivel facilidade! E quanto ao sem noção Khan, bastaria dizer que seu reserva era muito melhor que ele. Ele teve que engolir 2 gols do gordo Ronaldo, os passes do magérrimo Rivado, a elegancia do Ricardo (Kaká), as arrancadas do irregular Roberto Carlos, e aceitar a superioridade do Ronaldinho Gaucho sobre Ballak, enfim toda uma geração de Rs, aliás a melhor que o alfabeto futebolistico ja nos deu.
Agora tem uma coisa que ele disse, que realmente ele tem razão: a Inglaterra é o maior rival, e na minha opinião o principal candidato ao titulo desta Copa 2010 africana.
Se eu quisesse rankear, diria que a Inglaterra é a numero 1, seguida em igualdade de condições por Brasil, Argentina e Itália, sem uma ordem definida.
França e Espanha puxam a fila dos que não chegam sequer entre os 4 semi-finalistas.
E isto, sem levar em conta as costumeiras surpresas africanas, que desta vez vão querer ir além do que chegaram antes, pois estão em solo sagrado!!
Posso errar nestas previsões, mas o goleiro deveria se ater mais em melhorar seu próprio desempenho em campo do que opinar tão incisivamente sobre equipes adversárias na Copa. Acho que seu principal mérito é a constancia e o tempo em que esta como titular do Real. Mas, por ser o Real quem é, que se ocupa em marcar gols, em dar show, e nem sempre cuida do setor defensivo como deveria, ele nunca teve a sombra de um concorrente a sua vaga de nível de seleção.