Saturday, August 02, 2008

Salvo pela Internet - Memórias da Missão

A Internet tem demonstrado seu valor na vida das pessoas, sobretudo quando se trata de localizar entes queridos, unir pessoas. Uma das minhas melhores experiências na Internet tem sido participar de um grupo, criado pelo Polito, chamado MBRJ.
É um site dedicado a reunir os ex-missionários da MBRJ, nos idos dos Presidentes Camargo e Shirts.
Para mim, um dos momentos mais marcantes neste site, foi o re-encontro com a familia Alves, do ex-Elder Carlos Alves dos Santos, que, diga-se, eu não me recordo de havermos nos visto pessoalmente na época da missão. Ao ler um dos posts dele ao Grupo, tomei contato com nomes muito bem conhecidos por mim, do antigo Ramo de Belém.

Segue abaixo a sequencia......

Primeiro Ato: sexta-feira 28 de janeiro de 2005 Elder Alves p/ Grupo

Bueno, você não lembra de mim, mas deve lembrar da minha esposa Angela Guedes de Belém do Pará.
Ela era irmã do Mariano Guedes que foi quem iniciou a Igreja em Belém.
Lembra da família do irmão Williams? Isso nos primórdios...quando a Igreja lá em Belém era composta só de um ramo?
Abraços
Carlos Santos( Ex-Élder Alves)

Segundo Ato: sexta-feira 28 de janeiro de 2005 Elder Donato p/ Grupo

Prezado Elder Alves, assim como o citado Elder Bueno (infelizmente também não me lembro dele) eu acho que não o conheci, mas conheço muito sua esposa, creio que ela se lembrará de mim. Servi no Ramo de Belém na época em que a obra estava completando o primeiro ano no norte doBrasil. Lembro-me bem do irmão Guedes, sua esposa Pedrina, da Família Gonzales, de Campinas SP, Família Kidman e tantos outros. Tive o privilégio de ensinar e batizar a família do irmão Williams, mas perdi o contato pouco depois da missão. Vocês moram em Belém ainda? Não tenho tido noticias de Belém a não ser pelos poucos Elderes da atual geração que tem servido lá. Aliás Belém foi o Ramo onde mais tempo passei e é a única cidade do campo missionário onde não voltei depois da missão nem a trabalho ou a passeio. Meu filho mais velho serviu na mesma missão que eu MBRJ, já voltou a quase 1 ano, temos também mais 3 meninas. Mande notícias de sua família.Um abraço a vocês todos, sua esposa, cunhados e demais paraenses de tão boas lembranças.
irmão JOSÉ ROBERTO DONATOex-Elder Donato


Terceiro Ato: sexta-feira 28 de janeiro de 2005 Elder Donato p/Grupo

Depois que enviei a mensagem anterior, me ocorreu uma lembrança aguda: quem deu a referencia da família do irmão Williams foi a sua esposa Angela. Está correta esta lembrança?? Eles estão firmes?
PS: vi agora seu texto de apresentação e vi que não moram em Belém, e espero que não preste serviço na Vasp.
Um abraço, irmão Donato


Quarto Ato: sábado 29 de janeiro de 2005 Elder Alves p/Grupo:

Élder Donato, a minha esposa ficou muito feliz pelo contato.
Foi o irmão e seu companheiro que batizaram a minha esposa, e o irmão foi o que confirmou a ordenança.
A família do irmão Williams está firmíssima e todos estão morando nos EUA.
A minha esposa vai escrever para o seu e-mail, e mandar algumas fotos.
Abraços
Carlos (ex-élder Alves)


Quinto Ato: sábado 29 de janeiro de 2005 Elder Donato p/Grupo

Puxa, irmão Carlos, peço até desculpas à Angela, minha memória anda aos tropeços ultimamente. Me lembro bem dela como membro novo, entusiasmada com a obra missionária, mas estava me escapando que fomos nós que a batizamos. É uma honra renovada pensar nisto, principalmente sabendo que vocês tem uma família eterna. Acabo de chegar de um jantar em minha Ala, onde comentei com meu grande amigo Marcelo Junot sobre este grupo, ele e a Mônica se lembram de você em Santos. Ele vai atualizar o e-mail e participará conosco neste grupo. Mais um vez abraços a todos.
Donato

Sexto Ato: segunda-feira 31 de janeiro de 2005 Elder Alves p/Grupo

O irmão tem uma memória melhor que a minha. Eu não lembro de muitas pessoas que batizei. Sempre preciso recorrer à minha memória escrita que é o meu diário de Missão (rsrsrsrs).
Realmente é um privilégio ter uma família Eterna e ver que os filhos estão continuando o trabalho que iniciamos.
Lembro do Élder Junot. Um abração para ele.
Ouvi na televisão que os bilhetes da VASP poderão ser trocados na TAM e na VARIG. Vale a pena checar.
Abraços
Carlos


Importante: eu pude encontrar pessoalmente o irmão Carlos (ex-Elder Alves), e trinta anos depois do seu batismo em Belem do Pará, a sua esposa Angela e tambem pude conhecer pessoalmente seus 2 filhos em Abril de 2007 por ocasião do casamento do nosso filho David no Templo de São Paulo. Os revi em Setembro de 2007 num evento comemorativo dos 30 anos da missão do casal Camargo na Capela do Caxingui.

Desde então, temos mantido contato eventual, procurando sempre saber noticias um do outro, e com esperança de que nossas familias possam se rever mais vezes.

No comments: