Tuesday, November 25, 2008

Mais Eduardo Galeano

Texto sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001:
"No manicômio global, entre um senhor que julga ser Maomé e outro que acredita ser Bufalo Bill, entre o terrorrismo dos atentados e o terrorrismo da guerra, a violência está nos arruinando".
"A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la."

- do livro Dias e Noites de Amor e de Guerra:
"Vida cigana. As coisas me acompanham e vão embora. São minhas de noite, perco-as de dia. Não estou preso às coisas; elas não decidem nada".
"A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo".
"Tenho saudades de um país que ainda não existe no mapa."
"A realidade dá os cursos práticos, A TV se encarrega da teoria". ]

- do livro Nós dizemos Não:
"A história passada está de pernas para cima porque a realidade anda de cabeça para baixo. E não apenas no sul da América: também no Norte. Quem, nos Estados Unidos, não conhece Theodore Roosevelt? Este herói nacional predicou a guerra, e a praticou contra os fracos: a guerra, proclamou Roosevelt, purifica a alma e melhora a raça. Portanto, recebeu o Premio Nobel da Paz. Em compensação, quem conhece, nos Estados Unidos, Charles Drew? Não é que a história o tenha conhecido, simplesmente jamais o conheceu. No entanto, este cientista salvou muitas milhões de vidas humanas, desde que suas pesquisas tornaram possíveis a conservação a transfusão de plasma. Drew era diretor da Cruz Vermelha nos Estados Unidos. Em 1942, a Cruz Vermelha proibiu a transfusão de sangue de negros. Então Drew se demitiu. Drew era negro."

- Outras
"Temos guardado um silêncio bastante parecido com a estupidez..."
(Frase inicial do discurso de abertura na conferência de intelectuais no Chile durante o governo de Allende.)

- Fonte: "Veias Abertas da América Latina"
- Esta frase "Temos guardado um silêncio bastante parecido com a estupidez..." não é de Galeano. Está incluída na proclamação da Junta Tuitiva

No comments: