Monday, February 27, 2023

COMO RETER A REMISSÃO DOS PECADOS

 


Reter a remissão dos pecado


Poderá parecer a alguém um visão rasa, superficial, mas para mim é uma chave que abre o entendimento espiritual sobre como o Senhor nos perdoa. Deus sempre soube que nessa vida mortal todos nós cometeríamos pecados, tropeçaríamos em nossos erros e nasceríamos com fraquezas a serem vencidas. Ele também sabia que não teríamos como superar tudo isso sozinhos, por nós mesmos. Deu estabeleceu portanto o Plano de Salvação, onde a remissão de nossos pecados é a forma de nos qualificarmos para voltar a viver perante Ele.

Sem maiores pretensões, vou expor agora aqui um importante entendimento que ganhei no decorrer dos últimos anos sobre a remissão dos nossos pecados. 

Compreensão essa, que me leva a crer que devemos sempre buscar um equilíbrio entre a doutrina da Graça, geralmente mal entendida pelo mundo cristão, e nossos próprios esforços para nos achegarmos a Deus em busca do perdão.  Creio também que a mola propulsora para se reter a remissão dos pecados é viver de modo perfeitamente cristão, e também pode e deve ser a apoiada na GRATIDÃO que sentimos a Deus por nos haver redimido, conforme direi mais ao final.

Começo citando um versículo da epístola de Mórmon a seu filho Moroni, que foi o momento chave que me despertou para esse tema,  alguns anos atrás:

-  Moroni 8:25 "E o primeiro fruto do arrependimento é o batismo; e o batismo vem pela fé, para cumprirem-se os mandamentos; e o CUMPRIMENTO DOS MANDAMENTOS TRAZ REMISSÃO DOS PECADOS."

Nessa passagem vi pela primeira vez com clareza que a remissão dos pecados não provêm da singela cerimonia do batismo, como costuma se pensar. Vai muito além disto, e pressupõe uma ativa participação de cada um de nós. Tanto na busca sincera do perdão, quanto no esforço para viver segundo o exemplo de nosso Salvador Jesus Cristo.

 Para corroborar essa ideia, cito também D$C 76:52 onde o Senhor descreve os que herdarão o Reino Celestial: "Para que, guardando os mandamentos, fossem lavados e purificados de todos os seus pecados ..."

Nos dois versículos acima, (sem esquecer de fé, arrependimento e batismo); fica claro que GUARDAR OS MANDAMENTOS é o caminho para se obter a remissão dos pecados. Sei que existem outros aspectos importantes sobre como se obtêm a remissão dos pecados, mas o principal se encontra em Mosías 16:15 "Ensinai-lhes que a redenção é alcançada por meio de Cristo, que é o próprio Pai Eterno."

O ponto crucial que pretendo mostrar hoje foca no que devemos fazer para RETER A REMISSÃO DOS PECADOS. Só de ler esse termo RETER dá para entender que  nem sempre, nem todos, após obterem esse perdão da Remissão conseguem a manter para sempre, ou em outras palavras RETER A REMISSÃO DOS PECADOS.

E o que as Escrituras nos ensinam sobre isso?

Vou iniciar com as palavras do Rei Benjamim em seu esclarecedor discurso sobre a Expiação, em Mosías 4, conforme abaixo:

 - vers 11 ... como haveis adquirido conhecimento da glória de Deus, ou seja, se haveis conhecido  sua bondade, experimentado seu amor, e recebido a remissão de vossos pecados, o que causa tão grande alegria a vossa alma, ....

- vers 12 "E eis que vos digo que, se fizerdes isso, sempre vos regozijareis e estareis cheios do amor de Deus e conservareis sempre a remissão de vossos pecados; 

- vers 26 "E agora por causa das coisas que vos disse - isto é, para conservardes a remissão de vossos pecados, dia a dia, afim de que andeis sem culpa perante Deus - quisera que REPARTISSEIS VOSSOS BENS COM OS POBRES, cada um de acordo com o que possui, ALIMENTANDO os famintos, VESTINDO os nus, VISITANDO os doentes e ALIVIANDO-LHES o sofrimento, tanto espiritual como materialmente, conforme as carências deles

Também o  Profeta Alma ensina sobre isso,  logo depois de haver batizado milhares e estabelecido a Igreja na terra de Zaraenla, teve que enfrentar um onda de iniquidade entre grande parte do povo da Igreja, que se  tornaram orgulhosos, e deixaram de guardar os mandamentos. No capítulo 4 do livro de Alma, versículos 12-14 temos um descrição detalhada desse processo:

Alma 4:12 Sim, viu  grande desigualdade entre eles, alguns se enchendo de orgulho, desprezando os outros, virando as costas aos necessitados e aos nus e aos famintos e aos sedentos e aos doentes e aflitos.

Alma 4:13 Ora, isso era um grande motivo de lamentação para o povo, enquanto outros se humilhavam, socorrendo os que tinham necessidade de seu socorro, repartindo seus recursos com os pobres e necessitados, alimentando os famintos e sofrendo toda espécie de aflições por amor a Cristo que haveria de vir, segundo o espírito de profecia.

Alma 4:14 Aguardando ansiosamente aquele dia, CONSERVANDO ASSIM A REMISSÃO DE SEUS PECADOS;   estando cheios de grande alegria por causa da ressurreição dos mortos, de acordo com a vontade e poder e libertação de Jesus Cristo das ligaduras da morte.


Ainda no Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo no livro de Jacó, capítulo 2 o Profeta Jacó admoesta com severidade: 

Jacó 2:17 Pensai em vossos irmãos como em vós mesmos; e sede amáveis para com todos e liberais com vossos bens, para que vossos irmãos sejam ricos como vós.

Jacó 2:18 Mas antes de buscardes riquezas, buscai o reino de Deus.

Jacó 2:19 E depois de haverdes obtido uma esperança em Cristo, conseguireis riquezas, se as procurardes; e procurá-las-ei com o fito de praticar o bem - de vestir os nus e alimentar os famintos e libertar os cativos e confortar os doentes e aflitos.

Portanto, eu pude aprender com isso que, o Senhor oferece oportunidade a todos, tanto aos que são ajudados pela bondade de outrem, como aos que ajudam, pois assim  se aproximam muito do caráter e dos atributos de Jesus Cristo. 

A bondade é a grande virtude que precisamos (ou preciso eu) desenvolver nessa vida. Podemos orar para o Senhor nos dotar de mais bondade do que já temos, ou mesmo se não a temos. 


No comments: