Friday, February 24, 2023

REVELAÇÃO PESSOAL - A EXPIAÇÃO DE CRISTO EM MINHA VIDA

    REVELAÇÃO PESSOAL - A EXPIAÇÃO DE CRISTO EM MINHA VIDA


Creio que seja importante pra minha família conhecer um pouco do processo que eu passei nos últimos anos, o que isso me trouxe de crescimento, e como cheguei a ser readmitido na Igreja através do batismo no dia 05 de outubro ultimo. Este relato é um testemunho de que Deus ouve nossas orações e nos dá revelações em resposta.

Não vou me alongar sobre os motivos que me levaram a ser, com toda justiça, excomungado da Igreja em Outubro de 2016. Também devo dizer que entendi que não era apenas a justiça, esse Conselho Disciplinar foi também um ato de amor de Deus por mim Foram seis longos anos de sofrimento para minha esposa, e creio que também para os filhos, além de eu mesmo. Mas devo esclarecer que não foram apenas esses seis anos, isso foi apenas a ponta do iceberg, pois eu já vinha antes, de outros vinte anos de agonia, iniciados em 1996, onde eu era, ora pressionado pela consciência, ora anestesiado pelos cuidados da vida, e principalmente sofrendo pela falta de coragem de confessar perante minha família, e também perante a Igreja. 

Aliás a questão da falta de humildade em reconhecer o erro, confessa-lo e abandona-lo mereceria uma reflexão a parte.  Sem me alongar mesmo, basta nesse relato reconhecer que foi o orgulho, e uma falsa sensação de ser imune ou superior as tentações, uma falsa segurança fora da barra do evangelho, que me levaram a pecar.  Nas duas vezes em que precisei ser formalmente disciplinado, ou "castigado" conforme D&C 95:1-2 eu falhei em procurar o perdão e o amor do Senhor, e em ambas as vezes, tive que ser denunciado. O que no fundo foi um alivio para quem não tinha coragem de enfrentar por iniciativa própria as consequências da confissão.

Vamos falar um pouquinho do que foram esses seis anos, de Outubro de 2016 a Outubro de 2022. É difícil achar as palavras corretas para descrever o que passei, os sentimentos todos, na busca do auto conhecimento, tentando entender como eu havia cedido às tentações, mesmo tendo um razoável conhecimento e testemunho, além de sagradas experiências espirituais. A maior parte do tempo estive num processo interior de negar que eu serviria para habitar na presença de Deus. Este foi o principal sentimento que me dominou nesses seis anos. Sempre que eu refletia, chegava a mesma conclusão: eu não me encaixo, não sirvo para o Reino Celestial depois de tudo o que eu fiz. Como também me sentia indigno de participar junto aos irmãos da Igreja, pois sabia que eles, mesmo tendo sofrido tentações, não cederam.  

Por outro lado, com o passar do tempo aos poucos foi surgindo também um sentimento de que eu estava buscando me purificar, e ia completando meses e anos longe do pecado. Eu já até odiava o pecado, assim como, de uma certa forma odiava a mim mesmo. Mas tudo isso ainda era muito inconstante, ora buscando o Senhor, e ora desistindo de mim. E nesses altos e baixos, depois de uma boa entrevista com o nosso bondoso Presidente da Estaca, Otavio Martins, fui convocado para o Conselho de Membro, que é como se denomina atualmente o Conselho Disciplinar da Igreja no dia 26 de Janeiro de 2022. A decisão bondosa dos irmãos do Conselho foi recomendar minha readmissão na Igreja pelo batismo. Fiquei muito animado com isso, e me coloquei a aguardar ansiosamente a data a ser marcada pela Estaca de acordo com a liberação da sede da Igreja.

E essa espera foi um período extremamente difícil e angustiante, porque os meses se passaram e nada de chegar a autorização. Eu nem dormia direito nessa época. Minha esposa me cobrando porque eu não procurava saber a razão da demora. Eu sentia, como ela também, que a razão da demora deveria estar dentro de mim mesmo. Até que um dia, (12 de setembro) uma noite aliás, sem conseguir dormir mandei uma mensagem para o Presidente Otavio por volta de 3 da manhã pedindo para falar com ele. Ele me recebeu na mesma semana, e tivemos uma excelente conversa sobre minha situação, as consequências e  tudo mais. E ele me garantiu que não havia nada de errado, apenas tínhamos que aguardar. O sistema da Igreja é totalmente informatizado, e nem tem a quem perguntar diretamente. Mas que ele achava que estava tudo certo, era apenas aguardar. Aguardar o tempo do Senhor.

Passadas umas duas semanas desta entrevista, eu na mesma situação pendular, ora esperançoso, ora desesperado, e chegou o fim de semana da Conferencia Geral da Igreja de Outubro de 2022. Quando eu assistia os vídeos que agora passam antes das Sessões propriamente, uma jovem missionária disse algo mais ou menos assim: "Traga suas duvidas para a Conferencia que Deus certamente as responderá!" 

E isso me tocou, resolvi então fazer uma oração, e fiquei em espirito de oração, com uma prece no coração durante toda a Conferencia. E levei a minha duvida ao Senhor: eu poderei ser batizado? Terei nova oportunidade como membro de Sua Igreja? Quando será ?

Inclusive acho que foi um das únicas vezes em que assisti a todas as sessões da Conferencia Geral.

E a resposta dos céus veio a mim durante o maravilhoso discurso do Presidente Russel M Nelson, uma mensagem de dezoito minutos que mudou minha vida: VENCER O MUNDO E ENCONTRAR DESCANSO. Me impactou tanto que já o li e reli muitas vezes desde então!

Enquanto ouvia maravilhas do amor e bondade de Deus, ampliando meu entendimento da doutrina da Expiação, que através de "Sua Expiação Infinita, Ele redimiu cada um de nós de nossas FRAQUEZAS, DE NOSSOS ERROS E DO PECADO". Nesse exato momento eu senti pela primeira vez que eu estava pronto para ser rebatizado. Senti isso forte em meu coração e em minha mente com muita clareza. Eu disse para minha Querida Esposa imediatamente assim que acabou a Sessão de Domingo de Manhã 2 de outubro: "Senti que vou ser rebatizado, a Estaca em breve vai me contatar para isso". 

No dia 4 de outubro, terça feira seguinte o irmão Willian Fragoso, secretario da Estaca me contatou pelo WhatsApp me informando que eu já podia agendar o meu batismo, que estava autorizado. 

Agendei com o Bispo, e com a preciosa ajuda de todos, fui batizado no dia seguinte, 5 de outubro na mesma pia batismal da Capela da Ala 1 onde eu fora batizado 50 anos atrás. 

Como é maravilhoso o modo que o Senhor age, pois durante o discurso do Profeta, eu soube que meu batismo ocorreria logo, mas nem imaginava que pudesse ser tão logo assim. Apenas 2 dias úteis depois da Conferencia eu estava sendo comunicado. Me parece que o encerramento do processo eletrônico pode ter se dado na segunda feira, dia 3, no dia 4 fui notificado, e dia 5 estava sendo batizado.

Agora, sei que isso não conclui nada, pois ainda tenho um longo caminho a percorrer como aprendiz de discípulo de Jesus Cristo. Preciso permitir que Ele participe de minha vida, do meu dia a dia. E isso é exatamente o contrario do que eu sempre acreditei (e agi) como se Deus tivesse nos dado o livre arbítrio e quisesse então ver como nos sairíamos nas provações. Mas Ele não que ficar assistindo. Ele pede para participar. Essa é a essência das ultimas mensagens do Presidente Nelson. Para um cabeça dura como eu, será uma longa jornada.  Mas estou aprendendo a buscar a ajudar de CRISTO para vencer a minha própria natureza, e aproveitar bem a experiência na mortalidade para melhorar, voltar a presença dEle melhor do que sai um dia. Custou muito para eu entender que não é possível por mim mesmo eu conseguir vencer o mundo.  Me lembro bem de muitos momentos na missão e na vida em que me deparava com pessoas que simplesmente não entendiam que precisavam ser salvas por Cristo. Nem do que precisavam ser salvas. Ou perdoadas.  Eu sempre refletia sobre isso, quando no fundo nem eu mesmo sabia como isso se daria. Sempre chegava próximo do Senhor em boas experiências espirituais, com revelações pessoais inclusive, mas não me aprofundava, ficava meio na superficialidade.  

Tenho que agradecer a Deus por haver renascido a esperança dentro de mim. Devo registrar que foi o Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo que me trouxe essa esperança, literalmente me resgatou.  

 A quem ler, saiba que estou postando aqui meu testemunho pessoal sobre nosso Salvador, o Autor de nossa salvação, criador dos céus e da terra, o Senhor Jesus Cristo.


1 comment:

Anonymous said...

Meu amigo Donato nossas vidas continuam e continuarão se cruzando, amo muito Vc a Carla e sua Família, minha vida também é cheia de altos e baixos, mas se não fosse o Sacrifício Expiatório de Cristo e sua Igreja verdadeira, minha vida seria de baixos e mais baixos ainda, sou um homem falho que as vezes faz o necessário as vezes só o mínimo, não cair e importante mas oque realmente importa é perseverar até o fim, então seguimos tentando.
Grande abraço.