É mais um amontoado de lembranças e comentários, nada que mereça um definição mais especifica. Mas talvez eu pense em algumas delas como cronicas. Ao mesmo tempo, vou incluir textos sobre assuntos variados que tenho colhido nos ultimos tempos. Quero que sirva para que meus filhos vejam um pouco do que penso, algumas coisas que não tenho tempo nem condição de me dedicar, mas que gostaria de ter. A Carla vai achar que tem coisas demais sobre futebol!!
Saturday, December 30, 2006
UMA BELA HISTÓRIA DA MBRJ
Meados de 2002, nosso filho David está em sua segunda área. É também o segundo ELDER DONATO na mesma missão. Suas cartas contam que está muito feliz agora. A cidade é MURIAÉ (MG), e o trabalho lá é pioneiro, eles tem uma pequena freqüência e trabalham duro para que o grupo seja transformado em Ramo. Ele conta que tem recebido da Missão várias cartas de uma família da cidade de CAPARAÓ (MG), cerca de uma hora acima de Muriaé solicitando a visita de missionários para ensinar e batizar os filhos. Trata-se de uma irmã que fora batizada uns 25 anos antes na cidade de JUIZ DE FORA (MG), onde estudou. Bem, ao ler isto, meu coração disparou e a memória começou a varrer os idos de 1977, em minha primeira área na MBRJ, Juiz de Fora (MG). Eram minhas 3 primeiras semanas em campo. Eram também as 3 últimas semanas de meu primeiro companheiro, (também um caipira do interior) e gastamos a maior parte do tempo nos desentendendo sobre tudo. Nenhuma possibilidade de batismo e nem de ensino. Até que um bom líder do Ramo de Juiz de Fora, irmão BENJAMIM nos apresentou uma moça: "Érdes, esta é a VALÉRIA, ela tem 19 anos e veio pra Juiz de Fora pra estudar e pra ser batizada. Seus pais são membros antigos, mas moram em Caparaó, e passam anos sem poder vir ä Igreja". Ensinamos todas as palestras em uma única semana, ela tinha algumas lembranças da Primária, a ultima vez que viera à Igreja não tinha idade para batismo. E, em meu terceiro e último domingo em JF batizamos a Valéria. Naquela mesma noite, junto com a saída de meu companheiro veio de surpresa minha transferência para Recife, a área de Juiz de Fora foi temporariamente fechada e nunca mais tive oportunidade de vê-la, nem o sobrenome anotei.Imediatamente contei ao David esta história de 25 anos atrás, e lá foi ele e seu companheiro obter autorização do Presidente BARRETO para ensinar a família de Caparaó. Não era a Valéria, mas sim a RENATA, irmã mais nova dela, que algum tempo depois fez a mesma rotina de sua irmã para ser batizada em Juiz de Fora, na época o Ramo mais próximo deles, cerca de 5 horas de viagem de ônibus.A Valéria mora atualmente na ITÁLIA, meu filho ensinou e batizou os filhos da Renata, conheceu a família toda, inclusive os avós. Nos mandou fotos do batismo num rio nas terras deles. É uma família linda, embora longe fisicamente da Igreja por tantos anos, tem ensinado como podem o evangelho aos filhos e netos.E, por falar em neto, eu sugeri ao David que batize todos da família, não deixe nenhum trabalho incompleto, pois assim o filho dele (futuro Elder Donato, uns 25 anos daqui) poderá ser mandado para uma outra missão qualquer. Mas acho que nós 2 ficaremos orgulhosos, se pudermos ver uma provável terceira geração de Elder Donato na mesma MBRJ.Mas temos a esperança que antes disto eles enviem Elderes, filhos da Renata e da Valéria para o campo missionário.
José Roberto Donato ex-Elder Donato MBRJ 1977-1979
David Samaha Donato ex-Elder Donato MBRJ 2002-2004
08 de fevereiro de 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Excelente relato de uma história maravilhosa. Parabéns à família e os dois Elderes Donato. Estive em Caparaó recentemente , conheci e visitei a família. A matriarca e os filhos e netos adoraram ouvir a história de vocês dois. Desejo sucesso sempre. Forte abraço
Post a Comment