Sunday, October 02, 2011

1958, Vó ALBINA DE JESUS



Bem, este falecimento quase não deveria constar aqui, afinal da morte dela eu nada me lembro. Nem poderia mesmo, afinal ela faleceu em Novembro de 1958, eu tinha apenas 1 ano e 10 meses! Como um bebe desta idade poderia se lembrar de algo da vida real?
Mas, por incrível que pareça, eu só vim dar conta desta impossibilidade, quando, aos 18 ou 19 anos de idade, me dirigi ao cemitério de Tabatinga com o propósito de colher dados para a minha história familiar, a chamada Genealogia. O guardião dos Livros do Cemitério na Prefeitura de Tabatinga, que conhecia nossa família muito se esforçou, me ajudou em tudo que podia. Mas estava muito difícil localizar o falecimento da bisavó ALBINA. Eu não sabia maiores detalhes, mas disse ao homem que eu me lembrava de um passeio que fizera nos braços dela, numa charrete pelas cercanias da residência da família. Então, partindo do pressuposto de que quando nasci naquela casa (a da minha avó Rosa), a Vó Velha, como era chamada pelos familiares já estava bem idosa, e também de que eu não lembrava dela na idade escolar, que é quando a maioria das minhas lembranças estão mais firmes. Bem, então partimos buscando nos índices dos livros ano por ano. Partimos de 1962, e nada de achar o registro do sepultamento dela. Olhamos em 1963, nada novamente, e este já era o meu primeiro ano escolar. Avançamos para 1964, e nada novamente. O livro de 1965 foi o ultimo na escalada de subida, pois a partir daí eu já me lembraria dos detalhes, afinal minha avó materna, MARIA SCARCELLI havia falecido em 1964, e eu tinha na memória alguns detalhes, a comoção que causou no meu pai, nos tios e primos, enfim. Resolvemos então retomar a busca, voltando nos anos agora. Olhamos em 1962, e nada do registro mostrar o nome dela. Baixamos para 1961, mas a esta altura, eu já duvidava da exatidão dos livros. Seguimos baixando o ano, agora estávamos olhando 1960 e logo em seguida 1959, e nada de aparecer o nome dela. Quando eu já estava pensando se existiria algum outro meio para pesquisar, eis que no livro do ano de 1958, quase no final, mês de Novembro finalmente surge o registro do falecimento da Bisa ALBINA DE JESUS, (também se escreve ALVINA em alguns documentos).
Fiquei sobremaneira surpreso, pois afinal eu me lembrava dela, do passeio com ela, e ao mesmo tempo isto parece impossível, pois eu tinha apenas 1 ano e 10 meses!!
Mas, devido os sagrados propósitos da pesquisa genealógica, o batismo e todas as demais ordenanças vicárias, eu sei que a lembrança dela em minha mente, em meu coração, teve realmente um propósito. Pude providenciar as ordenanças vicárias para ela no Templo.

No comments: